Evento

Feira do Livro começa a se estruturar

48ª edição começa nesta sexta-feira (28), a partir das 13h, na praça Coronel Pedro Osório, depois de dois anos de recesso

Foto: Carlos Queiroz - DP - Estarão disponíveis ao público dez bancas de livreiros

A movimentação na praça Coronel Pedro Osório confirma que a 48ª Feira do Livro de Pelotas vai começar. Por enquanto o vai e vem é dos trabalhadores que estão montando a estrutura, mas a partir da sexta-feira serão os livreiros e o público que irão consolidar o aguardado evento, depois de dois anos de recesso, por causa da pandemia. A visitação poderá ser feita até o dia 15 de novembro, diariamente das 13h às 21h. A realização é da Câmara Pelotense do Livro.

A organização da Feira do Livro, apoiada pelo o slogan Uma cidade, muitas histórias, pretende nesta retomada levantar a bandeira do estímulo à leitura, o que motiva uma programação voltada para promover o encontro entre o público com os livros e seus autores. Desta forma a Tenda Cultural, montada no encontro da alameda da estátua do Coronel Fernando Osório com a rua 15 de Novembro, terá um palco baixo para receber apenas atividades relativas à literatura.

Neste mesma alameda ficará localizado o lounge do Parque Una para que os encontros entre leitores e escritores tenha o espírito da informalidade. Fica de fora desta edição a praça de alimentação e os shows musicais, apenas uma cafeteria servirá de ponto de encontro para quem quer fazer um lanchinho durante o evento.

À disposição do público leitor estarão dez livrarias oriundas de Pelotas e de outras cidades da região, além das bancas para três editoras, duas de São Paulo e uma de São Leopoldo, dos estandes da Câmara de Vereadores, Equatorial e Senac. A cerimônia oficial de abertura, com a presença do patrono e orador, respectivamente, o escritor Jorge Braga e o jornalista e escritor Klécio Santos, ocorrerá no sábado, às 19h.

As programações culturais foram desenvolvidas pelos parceiros do evento: Sesc, Senac, Sesi, Universidades Católica e Federal de Pelotas, além da Secretaria de Cultura (Secult). De hora em hora a Tenda Cultural terá uma atração, a partir das 14h, que é quando as escolas estarão na praça. No programa ainda ocorrerão, às 18h, as leituras dramatizadas, às 19h, as sessões de autógrafos e, às 20h, as conversas com os autores.

Com relação a estrutura, no em torno do chafariz das Nereidas ela permanece igual a da última edição em 2019. Na alameda da Tenda Cultural, foram colocadas duas pirâmides de 10X5 metros e provavelmente o espaço necessitará ainda mais uma ou duas. "Teremos uns 500 metros a mais de cobertura do que na outra Feira", fala a presidente da Câmara Pelotense do Livro, Elisabeth Lovatel. Essa parte da montagem deve ser finalizada amanhã e os livreiros devem começar a abastecer seus espaços com livros a partir de quarta-feira.

Nova experiência

A presidente da Câmara do Livro diz que os livreiros estão muito animados com esse reinício. "As pessoas gostam de estar na praça, a gente está nessa retomada da Feira e nesse fortalecimento cultural", diz. Para Elisabeth quem diz que não gosta de ler é porque não teve uma boa experiência com a leitura e o objetivo desta edição é estimular as pessoas a irem até a praça e tenham um contato diferenciado com o literatura. "Que elas escolham um bom livro e mudem esse conceito. A gente está trabalhando forte para tornar a leitura um hábito para um número maior de pessoas", diz.

"Após esses dois anos de pandemia em que tivemos uma queda muito grande nas vendas, onde perdemos muitos clientes para a Covid, estamos novamente com a Feira do Livro na praça, a expectativa de venda sempre se projeta para melhor", comenta o livreiro André de Souza Silva. De acordo com Silva para quem trabalha com livros e estava a costumado a loucura dos dias em que o evento ocorre, dos clientes na volta do chafariz tomando chimarrão, das crianças escolhendo livro, é um novo recomeço para quem há alguns meses teve de se adaptar a dura realidade de estar com as portas fechadas na pandemia. "Nossa expectativa é que está feira seja muito boa."

Serviço
O quê: 48ª Feira do Livro de Pelotas
Quando: de sexta-feira até 15 de novembro, das 13h às 21h
Onde: Praça Coronel Pedro Osório, Pelotas


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Teatro Municipal recebe Grace em revista Anterior

Teatro Municipal recebe Grace em revista

Cartas entre mãe e filha inspiram produções culturais Próximo

Cartas entre mãe e filha inspiram produções culturais

Deixe seu comentário